24/05/2014

RESUMO O ALIENISTA - RESENHA DA OBRA DE MACHADO DE ASSIS


Hoje acabei de reler o conto “O Alienista” do genial Machado de Assis, o qual eu havia lido como leitura obrigatória no ensino médio, mas realmente nem me lembrava mais, e gostaria de fazer aqui um rápido resumo e também dar a minha opinião sobre a obra.

Atenção, o conteúdo exibido a partir do próximo titulo contém spoileres sobre o conto, caso você ainda não tenha lido e não deseje receber esse tipo de informação, aconselho que para após a sinopse.

Sinopse

As crônicas de Itaguaí, contam que viveu ali em tempos remotos um certo médico o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza do lugar e o maior dos médicos do Brasil, Portugal e Espanha. Com o fim de estudar a loucura, ele cria na cidade um lugar para trancar os com "problemas mentais", e com o passar do tempo acaba desestabilizando toda a ordem da cidade.


Um pouco (Muito pouco) sobre a obra



Machado de Assis
O Alienista é uma obra literária do já citado escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis, ou simplesmente Machado de Assis, publicado no ano de 1882 em A Estação, e posteriormente incorporado ao livro de contos Papéis Avulsos.



O conto faz uma sátira ao cientificismo vivido na época (Século XIX), que colocava a ciência como elemento fundamental de tudo, e resposta para todas as duvidas, e conta a história de Simão Bacamarte, um estudioso cientista Brasileiro formado na Europa, e com muito respeito por sua inteligência e vocação para com a ciência, que retorna à sua cidade natal Itaguaí no Rio de Janeiro, afim de praticar estudos sobre os mais diversos casos de problemas mentais, e assim conseguir registrar e arrumar uma cura para eles.



Bacamarte usa sua influência para conseguir com que uma casa para a internação de loucos fosse construída na cidade, casa essa que recebe o nome de Casa Verde, devido as suas janelas pintadas com a cor em questão. Obcecado em pesquisar todos os tipos possíveis de distúrbios e tentar curá-los, o alienista acaba por internar 4/5 da população local, e gerar muita revolta entre todos. Com isso ele chega a conclusão de que o cérebro humano é por padrão desregulado, já que a grande maioria das pessoas tinha algum problema, e assim resolve internar e pesquisar aqueles considerados em perfeito equilíbrio mental, mas acaba por descobrir que mesmo os considerados mentalmente normais por ele, tinha algum problema. Por fim Bacamarte acaba por se considerar o único perfeito mentalmente, logo o único com problemas, e resolve se trancar na Casa Verde até a sua morte, que ocorre 17 meses depois.

O Alienista - Saraiva de Bolso



Opinião sobre o conto

Além de fazer uma critica ao cientificismo vivido na época, como já citado, O Alienista também apresenta uma critica e uma análise do comportamento, expondo assim as mais diferentes manias e ambições do ser humano, e de certa maneira mostrando que não é possível se chegar a uma resposta exata para nada, e que somos seres que não seguem um padrão, sendo assim todos diferentes um do outro.

Recomendo a leitura, é um conto fantástico, curto, engraçado em alguns momentos e bastante reflexivo.

Eu li em uma edição especial que a Saraiva fez com contos dos mais renomados autores, em um tamanho compacto e com o valor bem baixo. Caso queira comprar, clique AQUI. O Alienista também pode ser encontrado em varias outras edições impressas, mas também em versões digital.

Por se tratar de um livro de domínio publico, ele se encontra disponível em nossa biblioteca virtual. Para conferir esse e outros títulos gratuitamente, clique AQUI.

George Lucas Goulart
Tudo aqui mostrado se trata de uma opinião pessoal com base em minha interpretação do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário