12/06/2023

LÍNGUA PORTUGUESA: PRONOMES DEMONSTRATIVOS

 


PRONOMES DEMONSTRATIVOS ESSE X ESTE / AQUELE X AQUELA / ESSA X ESTA / ISSO X ISTO

Tanto “este” quanto “esse” são pronomes demonstrativos que podem ser utilizados em relação a lugar (em relação a alguém), tempo ou referência dentro de um texto (coesão textual).

 

Lugar (posição em relação a alguém): Quando se estiver referindo a algo em própria posse, na própria mão, se deve utilizar “este”. Ex. Este Joy-Con é meu (eu estou utilizando o controle do Nintendo Switch). Quando não estamos na posse do objeto, ele está na mão de outrem, utilizamos “esse”. Ex. Esse Joy-Con é meu (outra pessoa está usando o controle do Nintendo Switch). Se o item está mais distante, na posse de um terceiro fora da conversa se deve utilizar o termo “aquele”. Ex. Aquele Joy-Con é meu.

 

Tempo: Em relação ao tempo, ao tempo presente utilizamos “este”. Ex. Este post está me ajudando. / Esta Nintendo Direct está muito chata. Para utilizar o “esse” se deve estar falando de tempo passado ou futuro próximo, no futuro também podemos utilizar o termo “nesse” ou “nessa”. Essa semana eu joguei Zelda pela primeira vez. / Essa semana eu jogarei o novo Zelda. / Nessa semana comprei um Nintendo Switch Lite. Para futuros distantes ou passados distantes utilizamos “Naquela” e “Naquele”. Ex. Naquela época, em 1995, The Legend of Zelda ainda era em duas dimensões. / Quando aquele dia chegar, tenho certeza que a Nintendo anunciará o novo console.

 

Referência no Texto (coesão textual): O termo “este” indica o inicio de uma nova ideia (catáfora). Ex. Este jogo é muito bom: The Legend of Zelda. O “esse”, por sua vez, indica a retomada de uma ideia já debatida no texto. Ex. The Legend of Zelda é um ótimo jogo. Esse game aflora a criatividade e a imaginação. Também utilizamos “esta” e “este” quando houver mais de um elemento citado no texto, diferenciando com “aquela” e “aquele”. Ex. Fifa e Zelda são jogos eletrônicos. Este é de aventura; aquele, esporte (este retoma o termo mais próximo, Zelda, e o aquele retoma o termo mais distante, Fifa).

 

 

 

ESSE, ESSA, ISSO, ESSES, ESSAS

 

ESTE, ESTA, ISTO, ESTES, ESTAS, NESTA, NISTO, NESTE

AQUELE, AQUELA, AQUILO, AQUELES, AQUELAS

LUGAR (EM RELAÇÃO A ALGUÉM)

Perto de quem está escutando.

Perto de quem está falando.

 Longe de quem está falando ou escutando

 

 

TEMPO

Tempo passado ou que já foi anteriormente citado.

Momento presente ou futuro próximo.

Passado ou futuro distante.

 

REFERÊNCIA NO TEXTO

Refere-se a algo já mencionado no texto.

Refere-se a algo que ainda será mencionado no texto. Ou elemento mais próximo em relação a outro mais distante chamado de “aquele”.

Utilizado para retomar um elemento mais distante no texto.

 

Dica: O T (->) anuncia algo, o S (<-) retoma algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário